Os templos e estádios estão cheios de pregadores de falsas esperanças
Fé, religião e espiritualidade
Publicado em 29/09/2024

Dizem que Deus disse o que ele nunca disse, nem diria. Deus não mente! 

 

"O que estes profetas anunciam em meu nome é mentira, não os enviei, não lhes dei ordens, nem falei com eles; o que anunciam é apenas uma visão mentirosa, adivinhação, ilusão e logro da cabeça deles“ (Jr 14,14-15).

Há 2 mil e 650 anos já havia falsos profetas que prometiam sucesso e riquezas e que tudo daria certo, mas ninguém movia uma palha para que tudo desse certo! Achavam que bastaria aumentar o número de súplicas e ofertas. 

Quem lê (e estuda e entende corretamente) a Bíblia sabe que não é assim que funciona. O povo precisava agir para vencer aquelas  injustiças. Não é só rezar e deixar tudo para Deus. Se faltar conversão, justiça e caridade aquelas orações não serão eficazes. Quem disse isto?  

Jesus, Moisés, Isaías, Jeremias, Ageu, Jonas, Paulo, Pedro, Thiago e      milhares de santos que sabiam que a graça tem que ser correspondida. Todo chamado exige uma resposta porque Deus não chama apenas  por chamar!  

O ser humano muitas vezes mente e faz de conta,  mas Deus não brinca.  Se você já leu a Bíblia (e a estuda e entende corretamente) já sabe que Deus não força aqueles que se afastam dele; ele  deixa ir (Jo 6,64-68). 

A Parábola do filho pródigo (Lc 15,10-32) também ilustra isso. O pai deixou ir. O filho teimoso e cioso de liberdade fez bobagem em cima de bobagem e acabou tão humilhado que, segundo Jesus, nem lavagem de porco ele poderia comer.  Voltou humilde e pedindo misericórdia. 

O filho errado deixara de agir como filho, mas o pai não deixara de ser Pai…  Deus não sabe não amar! Mas viver só do jeito que queremos tem consequências!

 

Um pouco mais de respeito mútuo! 

 

Há crentes em Jesus que, todos os dias,  pregam sua visão católica ou evangélica da fé.  Querem o mundo convertido a Jesus por meio dos seus púlpitos!

Alguns pregam em atitude de litígio.  Vivem mostrando os erros da outra igreja! 

Mas é possível pregar em atitude ecumênica, de quem discorda em alguns temas e concorda com cerca 90% do que está escrito nos evangelhos!  

“Quem não sabe o que é prestígio acaba sempre buscando o litígio."  

Quem não sabe amar como Jesus propôs, sempre achará trechos para jogar na cara dos outros crentes.  É o que fazem muitíssimos pregadores de internet. Gostam de provar que a outra igreja está errada! 

Jesus propôs diálogo. Os papas, desde João XXIII a Francisco de Buenos Aires, foram lá fora do Vaticano, não para jogar versículos na cara dos outros crentes, mas para abraçar e dialogar! O Papa acabou de voltar de uma viagem onde encontrou com muçulmanos e evangélicos e com outras crenças. 

 

Lamento por pregadores que mais desprestigiam do que prestigiam!   

Prestigiar supõe a humildade de ver valores nos outros, mesmo que não concordemos em tudo.  Os Papas  conseguem  isto. Infelizmente muitos pregadores não conseguem.  

O que aconteceu com os encontros de Jesus com a samaritana, com o centurião, com a Cananéia, com jovem rico, com Nicodemos? Aderiram ou não? Não está escrito que aderiram.  Saíram admirados. O resto foi com Jesus e eles.  Jesus viu valor neles, mesmo que não fossem discípulos.   

Há ou não há valores fora de nossa igreja?  Já leram o CVII, o CIC e as encíclicas dos últimos seis Papas? Quem procurou quem?  Quem foi lá conversar?

 

A Igreja foi lá não para converter, mas para conversar. O resto ficou no futuro! Deus viu quem foi lá!…

 

Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira) - https://www.facebook.com/padrezezinhoscj

Escritor de mais de 300 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, geralmente, nem sequer saibam ser ele o compositor; foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez e não faz média para agradar e tudo que arrecadou  com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online