Pedem que lhes fale de modo claro e inteligível sobre o “demônio” e sobre o “Anti Cristo.“
Receio que muitos não aceitarão minha catequese. São tantas as interpretações radicais sobre estes dois temas, que a maioria dos católicos e demais cristãos: anda, ou segura demais, ou confusa demais. Eu não tenho respostas cabais sobre o diabo e o Anti Cristo. O que está na Bíblia me basta, mas não posso fantasiar sobre este tema.
Há pregadores que imaginam e até dão datas e locais para o aparecimento do Anti Cristo. Um deles, culto, mas, fanático, ousou dizer que o Anti Cristo vai aparecer no Vaticano. Imagine se um católico, também fanático, dissesse que ele ou ela seria uma mulher da igreja dele, já que a palavra pode ser masculina ou feminina!…
Sobre isto minha catequese é bem mais serena e moderada!
Já fui xingado por isto por parte dos radicais católicos e pentecostais. Mas tento ser sereno sobre o que li e estudei. E afirmo que não sei o suficiente sobre isto!
Mas tenho fé no verdadeiro Cristo e afirmo que nem o demônio, nem o Anti Cristo me assustam. Creio em Jesus “libertador”. E digo e ensino que Jesus nos “liberta do medo ou da ignorância”! É por aí que sigo.
Nunca fui peremptório sobre estes dois temas, simplesmente porque não sei o suficiente sobre o Anti Cristo ou sobre o diabo.
Leio na internet e na rede social que há pregadores de todas as igrejas afirmando que sabem. Vivem falando do demônio ou do Anti Cristo. Eu prefiro falar de Jesus Cristo. São pregadores que garantem que conhecem os truques do diabo e sabem combate-lo. Outros garantem que o Anti Cristo já está no mundo.
Não sou profeta, nem futurista, mas tento ser lógico e sereno, por isso “não falo do fim do mundo” porque Jesus disse que ninguém sabe quando será (Mt 11,27).
E também não falo do Anti Cristo, porque não sei como será, nem quando se manifestará (1 Jo 2,18; Jo 2, 22; 2 Jo 1, 7).
Jesus também falou do fim dos tempos! Ele disse que ninguém sabe! Só disse que virá! Mas não disse quando.
É minha praxe não conversar com o demônio, porque prefiro falar com Jesus. Há pregadores que, no palco, falam com o demônio. Impressionam, mas é demônio de palco...
Também não passo medo nas pessoas, porque sigo a pedagogia de Jesus que vivia dizendo NÃO TEMAIS (Lc 12, 8; Lc 12, 32). E o tempo todo Jesus dava e oferecia a sua paz (Jo 14, 27).
Então, por que ter medo do diabo ou do Anti Cristo, se Jesus dizia para não termos medo de viver? Bastaria confiar nele (Jo 14, 1)!
Jesus sabia dominar e expulsar demônios de verdade. Mas o que mais vejo na rede social é gente garantindo que sabe expulsá-lo...
Até acredito na sinceridade de alguns, porque Jesus disse aos apóstolos que lhes daria este poder. Mas a maioria dos pregadores de internet brinca de saber o que realmente não sabe.
Sobre o Anti Cristo só posso dizer que há muita confusão sobre o tema. Penso nos judeus e cristãos do tempo de Jesus. O Cristo estava lá, vivendo ao lado e perto deles, mas, a maioria não sabia que o Cristo esperado pelos judeus era Jesus de Nazaré.
E até hoje há bilhões que acham ele que foi um grande profeta, mas não era o Cristo! Hoje há milhões de crentes que garantem que conhecem Jesus, mas, a maioria deles sequer leu (e estudou certo) os evangelhos e as epístolas.
Ouviram dizer isto, sem refletir na seriedade do que assistem na TV; e há muitos deles, famosos por suas certezas, que pregam que o Anti Cristo já está atuando. Mas, será que eles sabem o que pregam?
A Bíblia garante que ele virá, mas, o resto é mistério!
Minha fé me diz que Jesus já veio e está entre nós. Mas, o demônio é difícil de ser visto. É que ele se disfarça de muitas maneiras.
Meus estudos e minha fé me pedem que eu seja prudente ao falar deste assunto. Não tenho a mesma certeza que eles têm.
Oro e peço luzes, mas não me arrisco a ensinar o que para mim ainda é mistério!
Por isso prefiro falar mais de Jesus do que do diabo e do Anti Cristo. Eu continuo estudando isto! Mas, neste assunto prefiro não garantir que é ou será assim! Aprendi isto com meus mestres em Teologia! Bons teólogos sabem o que está e o que não está na Bíblia. Quem inventa não é bom teólogo, nem bom pregador!
Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira) - https://www.facebook.com/padrezezinhoscj
Escritor de mais de 300 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, geralmente, nem sequer saibam ser ele o compositor; foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez e não faz média para agradar e tudo que arrecadou com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes.