Milionários ao invés de missionários!
23/05/2024 15:39 em Fé, religião e espiritualidade

Em todas as igrejas, NEM TODOS OS PREGADORES LEVAM DEUS A SÉRIO! Há muitos que usam o conceito de Deus para levar vantagem na  sua pregação! São pregadores que machucam suas próprias igrejas.  

Alguns ficam milio-nários ao invés de ficarem  missionários! 

(Jo 14,14-18) "Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei. Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós.“

(Jo 15,16; Mt 11,25-27; Mt 12,7-8) 

(Mt 15,7-9 ) "Hipócritas! O profeta Isaías profetizou bem a vosso respeito: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam: as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos."

(Mt 24,3-5) "Jesus tomou a palavra e disse: cuidado para que ninguém vos engane! Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: Eu sou o Cristo! E enganarão muita gente!"

 

Graça que Deus dá

Ser fotografado, aplaudido, elogiado e até enaltecido pelo que fazemos é circunstância. Gostar e até procurar esta fama é mais que circunstância.  

Viver procurando ambientes, palcos, microfones, fotógrafos, câmeras e um jeito de estar na crista da onda pode ser vaidade e falta de espiritualidade.

Você  ser convidado pode ser graça que veio do alto!

Você se oferecendo e viver procurando notoriedade,  talvez não seja bênção do céu.  

Há gente que age mais como penetra do que convidado.  

Paulo foi chamado, convidado, intimado e pagou o preço de uma escolha que ele não procurou. Ele “não se apossou da graça”: humildemente aceitou-a com todas as suas consequências!...  

Ele podia, sem vaidade, falar  da “graça que lhe fora dada” (2 Cor 11,7; Gal 1,15; Ef 3,7). 

Não subiu ao palco da fé: Jesus fisgou e  arrastou para lá e mostrou quem estava no comando.  

Ainda bem que ele entendeu a diferença entre ser chamado pelo Mestre Ressuscitado e depois pelos outros apóstolos. 

Nunca quis as vantagens ($ $ $) da pregação. Como todos outros,  continuou fabricando tendas para sobreviver!

 

Qualquer um e de qualquer jeito?

Embora não deva, qualquer sujeito  pode se apresentar como padre, pastor, profeta, bispo, apóstolo, cantor da fé, e fundador de uma nova Igreja. 

Se não for processado por usar um título indevido, o Estado não o punirá.   

É o que tem acontecido no Brasil. 

Eles não são, mas posam de missionários, profetas, servos de Deus e seguidores de Jesus.  

Nunca cursaram nenhuma faculdade, mas descobriram o discurso religioso! 

O que pregam está longe de ser cristianismo. E atrapalham a missão de quem anuncia Jesus com seriedade. 

Agem como um sujeito que se assina médico, engenheiro ou psicólogo sem ter cursado a especialidade nem passado no exame.  

Nas igrejas é o que acontece muitas vezes. 

Muitos nem Bíblia estudaram! Mas assim mesmo alguns até fundaram  igrejas.  

O Estado pune um falso médico, mas não pune um falso pregador da fé.  E as igrejas têm enorme dificuldade de controlar a qualidade do que se ensina nos seus templos. 

Milhares desses pregadores invadiram os púlpitos em todas as igrejas.  

Sem Bíblia, sem teologia, sem  história da fé, sem sociologia, sem eclesiologia, sem o mínimo conhecimento de filosofia, eles estão lá pregando curas, milagres, céu e inferno como se tivessem estudado as religiões de todos os tempos.  

A maioria nunca estudou Cristologia, que é o estudo que as igrejas cristãs exigem dos seus bons pregadores. 

Para eles basta orar e ensinar a orar.  Raramente ensinam a pensar como Jesus e os apóstolos pensavam!

Eles pregadores sem leituras nem estudos, não só falam com Deus: garantem que Deus fala com eles e lhes manda recados diários.  

“Acharam o discurso eficaz. Mas o que é eficaz nem sempre é veraz“. 

Todo  crente cristão deveria saber isto!  

Perguntem isto aos professores de faculdades e universidades cristãs.  

Sem estudar Jesus a maioria dos pregadores vai inventar fábulas. São Paulo já dizia isto sobre a sede do povo pela verdade (1 Tm 1,4; 4,7; 2 Tm 4,4). 

 

(2 Tm 4,3-5) "Pois vai chegar um tempo em que muitos não suportarão a sã doutrina, mas conforme seu gosto se cercarão de uma série de mestres que só fazem cócegas no ouvido. E assim, deixando de ouvir a verdade, eles se desviarão para as fábulas.“

 

Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira) - https://www.facebook.com/padrezezinhoscj

Escritor de mais de 300 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, geralmente, nem sequer saibam ser ele o compositor; foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez e não faz média para agradar e tudo que arrecadou  com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. 

 

Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes. 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!