Existem fundamentalistas que fundamentam suas teses. Sabem o que dizem! E eu os respeito! Discordamos inteligentemente. São conservadores e eu escolhi ser atualizador sem esquecer de fundamentar e conservar. Meus estudos não foram os mesmos deles.
Nossa Igreja é kat holos (católica/abrangente) e aceita várias fontes e correntes. Nosso rio espiritual recebe córregos e afluentes de várias nascentes. É como o rio Amazonas que recebe águas no norte e do sul!
E existem os fundamentalistas sem nenhum fundamento. Às vezes, nem sabem o que é fundamental na sua Igreja. Mas, posam de fundamentalistas. Com eles é difícil dialogar. Nem os fundamentos da teologia eles conhecem. Mas, estão na internet falando mal do papa, dos bispos e dos padres. Nunca leram as dimensões da Cristologia, das quais Paulo falava em Efésios 3, 14-21.
Agem como o pedreiro que ergue uma casa bonita e chamativa, mas, como não fez direito as sapatas e os fundamentos, na primeira enchente que cresceu sete metros, uma parte foi levada. Não tinha fundamentos. Não fora suficientemente fundo para aguentar um abalo!
Em religião pode acontecer e acontece. Os que vivem falando em anjos, demônios, satanás, inferno e condenação raramente fundamentam o que falam. Gostam de atemorizar e aterrorizar os telespectadores ou ouvintes no estilo Amós ou João Batista. Gostam de ameaçar.
É claro que também há ameaças nos evangelhos, mas, há muito mais compaixão, misericórdia, diálogo e esperança. Os evangelhos não são trágicos. Não assustam!
Mas, há pregadores padres e leigos e também pastores que aprenderam alguns versículos estratégicos para assustar fiel e vivem jogando-os sobre o crente amedrontado.
Se estes pregadores, que pretendem defender a “sã doutrina", fossem fiéis aos fundamentos da fé, estudariam também as outras passagens, nas quais nem tudo é satanás, nem tudo é demônio, nem tudo foi São Miguel, nem tudo leva ao inferno e nem tudo é garantia de céu…
A Bíblia precisa ser lida com ternura! Sobretudo o Novo Testamento que traz outra perspectiva depois de Jesus. Jesus resumiu e redimiu tudo no PAI NOSSO (Senhor, perdoai-nos! Da nossa parte também nós prometemos perdoar quem nos ofender!).
Resumindo:
Estes pregadores não são sólidos! Todos os dias jogam mais uma ameaça na cabeça do povo! Há muita mesmice e muita superficialidade no que dizem. Jogam pesadas frases no púlpito e nada provam.
Sim, acontece de ambos lados. O mesmo erro acontece com quem torna tudo relativo porque o relativismo também é superficial. Um culpa demais e o outro perdoa demais.
A solidez de doutrina é exigência para quem fala no rádio, no púlpito e na televisão. Isto só funciona se o pregador realmente estudou Bíblia e Cristologia. Jesus não vivia malhando os pecadores.
Alguns pregadores católicos e pentecostais de TV e Internet são peremptórios demais.
E para quem não sabe: peremptório é o discurso: “falei e disse e acabou a conversa”, ”o pregador sou eu”, “Jesus está dizendo isto e o porta-voz dele sou eu!”
Soltar frases iradas e dizer que tal texto está na Bíblia, ainda não é evangelizar . É que a Bíblia tem outros textos bem mais compassivos que raramente são citados por estes pregadores irados e assustadores!...
Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira)
Escritor de mais de 120 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, geralmente, nem sequer saibam ser ele o compositor; foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez e não faz média para agradar e tudo que arrecadou com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes.