O caldo de pedra
Mensagens e histórias
Publicado em 28/09/2023

O conto popular português O caldo de pedra fala sobre um único personagem, um frade, que andava pedindo esmolas de porta em porta. Quando bateu na porta de um lavrador recebeu um valente “não” como resposta. Como estava mesmo com muita fome o frade disse o seguinte:

"Vou ver se faço um caldinho de pedra". E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela para ver se era boa para fazer um caldo.

As pessoas riram do frade e começaram a se perguntar como é que era possível comer um caldo de pedra. O frade então respondeu: “Então, nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa”. Os moradores da casa, curiosos, disseram que queriam ver aquela cena.

O frade então lavou a pedra, pediu que lhe emprestassem uma panela de barro e colocou a pedra lá dentro. Depois de encher a panela de água, pediu brasas para esquentar a panela. Então, perguntou se tinham banha de porco para temperar o caldo. Depois de dizerem que sim e oferecerem o que foi pedido, o frade provou o caldo e pediu um pouquinho de sal, couves e linguiça.

A dona da casa entregou tudo o que era pedido e, no final o resultado saiu uma bela sopa.

Comeu e lambeu o beiço; depois de despejada a panela ficou a pedra no fundo; a gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:

"Ó senhor frade, e a pedra?"

Respondeu o frade:

"A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez". E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.

 

O frade do conto popular português conseguiu, graças a sua esperteza, contornar o “não” que os moradores da casa haviam lhe dado a princípio. Ele primeiro tentou pedir comida da forma tradicional, mas, como não funcionou, teve que usar o seu instinto de sobrevivência para conseguir aquilo que queria de uma forma inesperada.

O conto nos ensina, de forma implícita, que não devemos aceitar o simples “não” como resposta e precisamos encontrar soluções alternativas para resolver os problemas importantes que temos.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online