Conto curto para refletir sobre a importância de ir além das aparências. Se olharmos apenas para a superfície, não seremos capazes de perceber mais ou o todo da realidade. Para refletir que fala sobre o equilíbrio.
Existia uma rosa vermelha e que todo mundo dizia que não havia flor mais bonita no jardim.
A rosa se emocionava quando a elogiavam. No entanto, ela queria que a vissem mais de perto; não entendia por que todos a observavam à distância.
Um dia ela percebeu que a seus pés sempre estava um enorme sapo escuro. Ele não tinha nada de bonito, com sua cor opaca e suas manchas feias. Além disso, seus olhos eram bem esbugalhados, assustando a todos. A rosa entendeu que as pessoas não se aproximavam por causa desse animal.
Imediatamente, ela ordenou que o sapo fosse embora. Ele não percebia que dava a ela uma imagem negativa? O sapo, muito humilde e obediente, aceitou prontamente. Ele não queria incomodá-la e então foi embora.
Alguns dias depois, a rosa começou a se deteriorar. Suas folhas e pétalas começaram a cair. Ninguém queria mais olhar para ela.
Perto dela passava um lagarto que a viu chorando. Ele perguntou o que estava errado e ela respondeu que as formigas a estavam matando.
Então, o lagarto disse o que a rosa já sabia:
“Era o sapo que comia as formigas e mantinha a sua beleza..."