10 princípios fundamentais para o sucesso do seu negócio - por Peter Drucker
Formação profissional
Publicado em 25/10/2024

É comum empreendedores suporem que para ter um negócio bem-sucedido, basta uma boa ideia, disponibilidade financeira e persistência. Porém, a realidade é que são necessárias inúmeras estratégias e práticas para atingir esse objetivo. 

Durante meu MBA na Peter Drucker School of Management, nos EUA, tive a honra de ser aluno de Peter Drucker, o renomado pai da administração moderna. Durante meus estudos, aprendi com ele 10 princípios essenciais sobre como gerir um negócio e levá-lo ao sucesso, compartilhados a seguir. 

 

TODOS NA SUA EMPRESA INOVAM?

A inovação não é apenas para o departamento de P&D – todos os colaboradores devem contribuir para a inovação em todas as áreas da empresa.

 

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Invista em seus colaboradores. As melhores organizações ajudam seus funcionários a crescer, criando uma vantagem competitiva mais valiosa.

 

ALOQUE RECURSOS PARA O FUTURO

Seu negócio deve dedicar recursos a oportunidades de longo prazo, garantindo que suas estratégias evoluam conforme suas premissas de que negócios mudam.

 

COMPREENDA AS NECESSIDADES DOS CLIENTES

Construa seu negócio de fora para dentro. Deixe a voz do cliente guiar seus produtos, serviços e experiências.

 

RESPONSABILIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Empodere os funcionários para assumirem responsabilidade pelo seu próprio trabalho. Aqueles mais próximos ao problema estão mais bem posicionados para resolvê-lo.

 

MEÇA RESULTADOS, NÃO ATIVIDADES

Foque nos resultados, não apenas nas ações. Defina o sucesso pelos resultados em todas as funções, não somente pelos processos.

 

DEMONSTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Cada decisão impacta a sociedade. As empresas devem agir eticamente e contribuir de forma positiva para as comunidades que atingem.

 

EQUILIBRE METAS DE CURTO E LONGO PRAZO

Uma gestão eficaz exige abordar tanto as necessidades imediatas quanto o crescimento futuro, mantendo a continuidade enquanto abraça a mudança. 

 

EM QUE NEGÓCIO VOCÊ ATUA?

Foque na sua missão, não apenas nos seus produtos; eles mudam, mas os benefícios que você oferece aos seus clientes devem permanecer claros e consistentes.

 

VALORES E CRENÇAS COMUNS

Culturas fortes vivem de seus valores. Os colaboradores devem conhecer, comprometer-se e agir com base nos valores essenciais da organização diariamente.

Após refletir sobre esses 10 princípios, percebi como está intrínseco neles a importância de definir e estabelecer primeiramente a Missão, Visão e Valores do seu negócio, que sejam claros, objetivos e consolidados, e que estejam enraizados em todos os stakeholders, principalmente os colaboradores.

A  Missão estabelece a razão de ser da organização, definindo seu propósito central, atividades principais e o impacto desejado na sociedade. A Visão cria uma imagem clara e inspiradora do futuro que a organização deseja alcançar, orientando metas de longo prazo e planejamento estratégico. Os Valores, por sua vez, identificam os princípios fundamentais que guiam o comportamento e as relações internas e externas da organização, formando a base da sua cultura e ética corporativa.

Sendo assim, definindo uma sólida Missão, Visão e Valores de seu negócio, e levando em consideração e aplicando os princípios fundamentais de Drucker para o bom funcionamento de uma empresa, você tem a fórmula ideal para atingir o sucesso de uma maneira sólida e sustentável.

 

Fernando Seabra 

 

Idealizador do Clube BoraFazer, Mentor de pessoas e negócios, Investidor Anjo, Mentor do Planeta Startup, Advisor no Batalha das Startups, Avaliador Shark Tank Brasil, Meet the Drapers Brasil e Startup World Cup, sendo o brasileiro que mais participou como mentor e avaliador de Reality Shows de Startups na TV mundial. 

Palestrante, Professor em diversos MBA's na área de Inovação e Empreendedorismo e Criador da Metodologia Pitch Canvas. Colunista Administradores.com, AAAInovação, EconomiaSC, Consumidor Moderno e Expert Startupi. Foi Diretor de Startups da FIESP e Diretor de Inovação da ACSP. Advogado formado pela PUC-SP, Entrepreneurship & Acceleration Program pela Wharton Business School, especialização em Marketing pela UC-Berkeley e MBA pela Peter Drucker School of Business. Formado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Morou nos USA, França, Suiça, Panamá e atualmente reside no Brasil.

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