Marca Pessoal: como vai sua primeira impressão?
28/04/2024 10:59 em Formação profissional

Tudo importa na percepção sobre marca pessoal, e o Personal Branding é o processo que vai ajudá-lo(a) a gerir todos os pontos de contato

 

Sorria, você está sendo observado! Você já sabe que a primeira impressão é muito importante. Seja quando você pensa em seus objetivos profissionais ou mesmo pessoais. Mas e sua última impressão?

Estudos mostram que 90% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados comportamentais para obter benefícios que tornem as compras mais baratas ou fáceis, destacando a importância de criar uma boa impressão inicial, que ressoe com os valores e expectativas do público​.

Além disso, a consistência na apresentação da marca em todas as plataformas pode aumentar a receita em até 23%​​, sublinhando a necessidade de uma marca pessoal coesa e bem gerida desde o início.

 

 

Confira dicas para melhorar sua primeira impressão e que irão refletir na percepção de valor da sua marca pessoal:

 

Confiança e apresentação autêntica: a confiança influencia a percepção dos outros sobre você. Vestir-se de maneira que reflita sua personalidade e confiança pode ser um fator crucial​​. Sua postura é muito importante, seu olhar, expressão corporal, aperto de mão e todo o conjunto visual que apresenta;

Declaração de abertura clara: tenha uma declaração introdutória pronta (seu pitch). Uma boa introdução deve durar de 15 a 30 segundos e explicar quem você é, o que faz e por que é importante​​, de maneira sintetizada para um primeiro momento;

Consistência nas interações: ser consistente em suas interações é vital para manter uma marca pessoal forte. A falta de consistência pode diluir sua imagem​​. Neste ponto, cuidado ao trabalhar sua marca pessoal online com discrepância do que seu público encontrará offline.

 

O que fazer se a primeira impressão não foi boa

 

É sempre mais custoso sair do -5 do que sair do zero; neste caso, se na primeira impressão ocorreu algo negativo, temos que corrigir (quando tivermos esta oportunidade). É verdade que nem sempre a temos, mas havendo oportunidade é importante adotar estratégias para alterar essa percepção. Isso inclui:

 

Comunicação ativa: abordar quaisquer mal-entendidos ou erros diretamente e com sinceridade (se for conveniente com a situação e oportunidade);

Demonstrar competência e confiabilidade: mostrar através de ações e resultados que a primeira impressão não reflete suas verdadeiras capacidades ou intenções;

Construir relacionamentos duradouros: focar em construir relações de longo prazo, que possam superar quaisquer impressões iniciais negativas.

 

Erros comuns a evitar – fique atento!

 

Falta de preparação: em reuniões empresariais, por exemplo, a falta de preparação pode ser fatal para a imagem profissional. Chegar atrasado, não estar por dentro da pauta, falar demasiado, ficar olhando o celular ou atendê-lo durante a reunião pode deixar péssimas impressões sobre você;

Postura nas mídias sociais: evite posturas controversas ou politizadas que possam alienar potenciais clientes ou parceiros​​. Na dúvida, não faça. Fez e vacilou, delete. Netiqueta – etiqueta digital – é indispensável;

Comunicação inadequada: seja no WhatsApp ou em conversas face a face, a comunicação deve ser profissional e refletir a intencionalidade que deseja projetar com sua marca pessoal. Aperfeiçoe esta competência constantemente nas suas diversas formas;

Comportamento em locais públicos: a conduta em restaurantes, elevadores ou aeroportos deve ser sempre profissional e cortês, pois estamos sempre representando nossa marca pessoal e sempre estão nos observando. Muitos profissionais esquecem que estão em locais públicos e conversam muitas vezes dados sigilosos do negócio ou da empresa e dos clientes, sem perceber quem pode estar perto e ouvindo. Toda atenção é pouca (e não porque alguém nos observa, mas por ser um valor que cultivamos de respeito e cordialidade com todos).

 

 

Tudo importa na percepção sobre marca pessoal, e o Personal Branding é o processo que vai ajudá-lo(a) a gerir conscientemente e intencionalmente todos os pontos de contato.

Sua marca pessoal é sua “pegada no mundo” e comunica constantemente, seja no ambiente digital ou presencial. Tudo, desde a maneira como respondemos a um e-mail até como nos comportamos em um evento social, contribui para a percepção sobre ela.

Para finalizar, pergunto para você: já parou para pensar como cada ação, mesmo as menores, podem estar fortalecendo ou prejudicando sua marca pessoal? Como você pode aprimorar cada interação para fortalecer sua imagem profissional?

 

Daniela Viek - www.danielapersonalbranding.com - www.personalbrandingnasempresas.com

É um dos principais nomes do mercado do Personal Branding, especialista com formações internacionais nos EUA e Europa, é sócia-fundadora da YouBrand.Company™️ empresa com diversas soluções, entre elas: Evento Internacional, Software para Diagnóstico da Marca Pessoal, Escola Executiva de Formação em PB, Metodologia para Gestão da Marca Pessoal com franqueados no Brasil, Europa e África. São 20 anos de Carreira, com clientes em mais de 30 países e muita história boa e [resultados] para contar. Possui Programa sobre Personal Branding desde 2016 no Administradores.com – Maior Portal de Negócios da América Latina. Co-Autora do Livro “Personal Branding nas Empresas” em 2023 recebeu o reconhecimento como “TOPVOICE Thinkers360 Latin America” e na Europa o “II Prêmio Conecta Empreendedora Mundial” na categoria Branding. Consultora, Mentora, Palestrante, Facilitadora em Workshops e Professora convidada em cursos de Pós-Graduação pelo Brasil, é também instrutora de Cursos Online especializados no tema e membra da IELA – International E-Learning Association. Convidada frequente para falar sobre o tema nacional e internacionalmente para Lideranças, Executivos, Empreendedores e como Estratégia de Carreira, assim como, citada em livros no Brasil e Exterior e no meio acadêmico com diversas participações em projetos de Pós-Graduação e Mestrado sempre contribuindo para disseminação das melhores práticas. Seu principal objetivo é impulsionar profissionais e empresas a vivenciarem resultados máximos através das infinitas possibilidades do Personal Branding.

 

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