Síndrome de autoritarismo
Formação profissional
Publicado em 30/11/2022

É um comportamento difícil de controlar. Acontece com pais e mães, professores, técnicos de clubes, artistas, diretores de TV ou de partido, cantores, músicos, prefeitos, presidentes, diretores de firma, políticos, pregadores da fé e gente alçada a postos de poder.  

No meu curso de psicopedagogia um dos professores apontava para esta síndrome: o sujeito é uma doçura quando não lidera. Assim que é alçado a um cargo de comando, torna-se um carrasco, para quem nada está  certo. Tem que mandar, corrigir, criticar, humilhar os comandados. O clima ao seu redor é de terror.

Quem tem que se submeter ao seu comando, ou vai embora, ou se nega a trabalhar com ele e prefere  ganhar menos em outra repartição ou outra firma do que escutar todos os dias as suas diatribes. 

Perguntado por um desses líderes malquistos, que, contudo me admira, mostrei-lhe dois calhamaços de comportamento humano.  E fui claro: ninguém muda de repente só porque leu aqueles capítulos. Mas é um começo.   

Seis meses depois,   os subalternos perceberam uma grande mudança nele.   Tornei a vê-lo e ele confessou que tinha procurado um colega psicólogo. Estava progredindo no trato com seus liderados.  Mudara das águas turvas e agitadas para águas tranquilas e da água para o vinho! 

Mas isto significa CONVERSÃO da mente e do coração.  Quem não admite que é mal amado por culpa dos seus rompantes, nunca mudará. Vai culpar os outros por não o amarem e respeitarem.  

Mas é uma grave doença da alma: a de querer mudar os outros a xingamentos, a ferro e a fogo.  

Jesus podia dizer que era manso e humilde de coração (Mt 5,5). E nunca perdeu a autoridade sobre o povo.  Exceto por alguns meliantes que sempre são do contra, o povo o amava. 

Foi morto pelos meliantes que tinham o poder na mão! Mas seus liderados, chamados apóstolos ou discípulos,  também eles deram a vida por ele e por suas propostas de perdão e de diálogo! (1 Cor 4,21)...

Ainda hoje o caminho certo é este: APRENDAM COMIGO QUE TENHO UM CORAÇÃO MANSO E DESPRETENSIOSO (Mt 11,29)!

 

Pe. Zezinho SCJ 

(José Fernandes de Oliveira)

padrezezinho.com.br- facebook.com/padrezezinhoscj

Professor de comunicação, escritor e compositor

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online